segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PC-BSD 9.0


"... está para o FreeBSD como o Ubuntu está para o Debian" (Linux Today)




Recentemente, lendo a Linux Today tropecei no artigo da Linux User & Developer que aborda o PC-BSD [1]. Logo no início deste blog, eu já havia chamado a atenção dos leitores sobre o PC-BSD no meu primeiro artigo.

Na época o kernel do FreeBSD 9.0 ainda não era a distribuição STABLE e então comentei apenas en passant. Agora, com o kernel 9.0 "na rua" resolvi reinstalá-lo e testá-lo com mais detalhes. Foi uma semana bem agitada porque, como sempre, a instalação e teste de um novo sistema operacional toma o tempo da gente. A instalação em si foi muito tranquila e creio que qualquer usuário de PC ou Laptop com conhecimento mínimo pode instalá-lo sem problemas.

Feito o download do sistema [2], ele foi instalado em uma máquina virtual, como de costume, usando o VirtualBox da Oracle. Neste caso, foi usado o DVD de 32 bits, embora exista a opção de baixar o disco pronto do VirtualBox ou do VM Ware. A opção de baixar o DVD foi para poder instalar os fontes do kernel e o conjunto completo do ports. Mas, claro, tudo isto pode ser feito posteriormente, via cvsup.

A instalação de um BSD é sempre vista como coisa de nerd ou de hacker... não é bem assim e, hoje, é bem diferente de instalar um Linux Slackware ou mesmo o FreeBSD (que já melhorou muito no processo de instalação). Se nunca instalastes um BSD, sem problemas. A instalação do PC-BSD é gráfica, bem explicativa e fácil. No entanto, se precisar de ajuda, o PC-BSD tem um excelente manual de quase 300 páginas ou online.

Configuração da instalação de teste

Máquina virtual, 1 GB de RAM, 15 GB de disco, 32 MB de memória de vídeo, sistema de arquivo UFS. A opção pelo ZFS (veja meu post sobre o assunto) é recomendada apenas para um sistema de 64 bits e 4 GB de RAM.

Ambiente gráfico

Na instalação podes escolher o tipo de interface gráfica que preferes. Antigamente, as primeiras versões do PC-BSD ofereciam apenas o KDE como ambiente. Agora, podes escolher entre o GNOME 2, KDE 4.7, LXDE e XFCE ou todos.

A tela de login faz juz ao codinome do SO: ISOTOPE Edition e a princípio parece que vais entrar em um laboratório de química! Mas mesmo esta tela pode ser mudada depois

Ao logar, encontras 3 ícones no desktop: o AppCafe, PC-BSD Control Pannel e PC-BSD Handbook. O programa AppCafe é um instalador gráfico de programas baseado no formato PBI (Push Button Installer) mas é possível usar, também, o ports para compilar o software localmente, com especificidades do hardware usado. O AppCafe não é completo, ou seja, não lista todos os programas disponíveis para o PC-BSD mas todos os programas disponíveis para o FreeBSD podem ser instalados no PC-BSD, sem problemas via ports ou pkg_add.
AppCafe

O forte do PC-BSD é a documentação. Aliás, a documentação do FreeBSD também é bem completa (em vários níveis de abordagem). O PC-BSD tem um manual quase completo e bem organizado para dar suporte imediato ao usuário. Além disso Forum e Wikis são bem abundantes na web e o suporte é bem mais tranquilo, rápido e eficiente que o suporte de sistemas pagos.

Como o sistema FreeBSD prima pela segurança, o back-up é fundamental. Um aplicativo bem importante e interessante é o Life-Preserver que automatiza as cópias de segurança e pode sincronizar facilmente com um servidor tipo FreeNAS (veja meu post sobre o FreeNAS).

De modo geral, o PC_BSD deve agradar aos usuários de Linux ou oferecer uma boa alternativa aos usuários do Windows da MS que queiram usar o sistema operacional em que roda o MAC OS. A vantagem sobre o MAC OS é que não terás que pagar nada por isso.



Referências

[1] Koen Vervloesem "PC-BSD 9 review – to FreeBSD what Ubuntu is to Debian", http://www.linuxuser.co.uk/reviews/pc-bsd-9-review-to-freebsd-what-ubuntu-is-to-debian/ , fevereiro, 2012.

[2] http://www.pcbsd.org/

[3] Crédito das imagens: http://www.linuxuser.co.uk

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Windows 8



... metro ou erro pra mais de metro!

Ok, eu sei que não está pronto (que demora heim!) mas eu queria testá-lo para dar algumas dicas de primeira mão. #FAIL !!! Era para ser um post surpresa, apresentando o novo sistema da Microsoft que iria desbancar o Androide, iOS e outros sistemas para dispositivos móveis.

Para começar, não ia instalá-lo mesmo em uma máquina dedicada; minha opção era o VirtualBox da Oracle... mas não funfa! Bem que tentei. Na página da MS não há nada que sugira o contrário pois os requisitos são:

"The Windows 8 Developer Preview works great on the same hardware that powers Windows Vista and Windows 7:

    1 gigahertz (GHz) or faster 32-bit (x86) or 64-bit (x64) processor
    1 gigabyte (GB) RAM (32-bit) or 2 GB RAM (64-bit)
    16 GB available hard disk space (32-bit) or 20 GB (64-bit)
    DirectX 9 graphics device with WDDM 1.0 or higher driver
    Taking advantage of touch input requires a screen that supports multi-touch
    To run Metro style Apps, you need a screen resolution of 1024 X 768 or greater"

Para a instalação foi usado: 1,5 GB RAM, 128 MB video, 20 GB disco... mais do que necessário. No boot apareceu a mesma tela horrorosa do windows 7 "loading files" sem aliases nas fontes e uma barra preto-e-branco. É de espantar de tão feio! Depois de um minuto de tela preta apareceu "Windows Developer Preview" no meio da tela, por uns 40 segundos e aí:




Um erro! Nos logs do VirtualBox o problema:

nspr-4 WARNING [COM]:  aRC=NS_ERROR_FAILURE (0x80004005)
aIID={dab4a2b8-c735-4f08-94fc-9bec84182e2f} aComponent={Host}
aText={VirtualBox is not currently allowed to access USB devices. You can change this by adding your user to the 'vboxusers' group. Please see the user manual for a more detailed explanation}, preserve=true

Que diabos! Não era preciso detectar USB se não está sendo usada e, muito menos se apossar dela. Em outros SOs nunca apareceu este problema. Mas tudo bem... demos permissão! Para isto é necessário editar o group e shadow do group... (vigr e vigr -s) e adicionar o usuário no grupo vboxusers, fazer logout e login novamente. Feito...

Nova tentativa e novo erro. Agora:

nspr-3   ERROR [COM]: aRC=VBOX_E_INVALID_VM_STATE (0x80bb0002)
aIID={5eaa9319-62fc-4b0a-843c-0cb1940f8a91} aComponent={Machine}
aText={Machine is not locked for session (session state: Unlocked)}, preserve=false

Caraca... o SO quer tomar posse de tudo? Agora quer a máquina só pra ele? Putz! Tentei, então, um VirtualBox em uma máquina rodando Windows 7... Precisam ver que linda ficou a tela azul! ;)



Mas lindo mesmo é o nome do arquivo WDF01000.sys (WaDaFuck!!!)

Um passeio pelos "fora" (plural de forum em latim, ok?) da microsoft e descobri que os usuários deste tipo de sistema só estão preocupados com perfumarias (tamanho do ícone, cor do fundo, etc.). De resto, eles gostam mesmo é de dar o boot na máquina! É a coisa mais normal e graciosa deste SO.

Ok... fui ao Google e tentar entender tudo isto e chegar à conclusão de que  o Windows 8 não funfa no VirtualBox da Oracle. Você pode tentar instalar o WDDM driver com aceleração 3D para resolver o problema mas não vale a vela para este defunto!

Melhor esperar um pouco mais para poder testá-lo... sorry guys, por enquanto vocês terão que sifu se quiserem instalar esta m*...