segunda-feira, 22 de abril de 2013
Mais mint
Já faz tempo que publiquei sobre o Linux Mint e acho que está na hora de atualizar algumas novidades sobre ele. As duas versões (MATE e Mint) foram atualizadas recentemente e o Linux Mint DEbian (LMDE) traz muitas novidades do sistema que vem disputando com o Ubuntu sua posição entre as distribuições Linux.
A nova distribuição é a LMDE 201303 (MATE 1.4 e Cinnamon 1.6) com uma instalação gráfica remodelada e muitas outras melhorias. Outra novidade é o gerenciador de drivers de dispositivos que foi aperfeiçoado.
O LMDE pode ser encontrado nas versões para 32 e 64 bits, com a funcionalidade de live-CD para uso direto do CDROM ou do pendrive. A característica principal do LMDE é a sua total compatibilidade com o Debian, podendo usar 100% dos repositórios diretamente.
É sempre bom lembrar que, conforme aviso dos distribuidores do Mint, o LMDE não é compatível com o Ubuntu e seus repositórios. Além disso, também apresenta problemas.
O mais crítico deles é o driver ATI que precisa ser reinstalado para funcionar (veja como aqui). O outro problema é a necessidade de uma BIOS tradicional, o que quer dizer que não funciona com UEFI (pelo menos não sem algumas mutretas jedi). Ainda é bom ressaltar a falta de suporte a SMP no kernel de 32 bits, mas que espero seja corrigido logo.
Importante notar que se trata de uma versão baseada em uma Debian Testing, o que significa que deve-se estar atento aos problemas do próprio Debian.
Mesmo assim, uma grande distro e é claro que vale a pena experimentar... um sabor menta!
Happy hacking
Assinar:
Postagens (Atom)