domingo, 15 de julho de 2012

Vector Linux


... para os amantes do Slack!

Finalmente terminaram as atribuições de final de semestre (correções de provas, trabalhos, notas etc.) e posso voltar a escrever. Existem alguns assuntos "na fila" mas escolhi o Vector Linux para reabrir. Primeiro porque ele é baseado em uma das mais antigas distros de Linux, o Slackware [1]; e segundo porque ele é um "lego". Em sua versão 7.0, o sistema operacional inaugura sua versão de 64 bits.

"...keep it simple, keep it small and let the end user decide what their operating system is going to be." [2]

O pessoal do Vector Linux tem uma filosofia de deixar tudo simples e mínimo, exatamente como um "lego" onde o usuário é quem vai definir o que precisa para deixar o seu sistema operacional mais adequado às suas necessidades.



Basicamente, o sistema é distribuído com o leve e rápido Xfce-4.8, configurado com um tema simples e agradável, com Dock e tudo mais. Além disso, já vem com os aplicativos de multimídia, tais como tocadores de DVD, áudio e os principais CODECs de vídeo; e os plugins de Java instalados e funcionando perfeitamente. Como o window manager é leve, parece até que os aplicativos em Java rodam mais à vontade.

Os principais aplicativos de gráficos (GIMP, visualisador de PDF etc.) já vêm instalados, bem como os de Internet, tais como Firefox, pidgin, xchat e outros FOSS (Free and Open Source Software). Importante ressaltar a atualidade dos drivers de suporte a hardwares recentes, principalmente redes wireless, câmeras e placas de rede.

O Vector Linux vem em 3 sabores [3]:

Standard: Tipicamente um desktop de uso em casa/escritório, com os aplicativos comuns de um desktop, tais como editores, browsers, comunicação, multimídia etc..

Light: Uma versão para hardware mais modesto com suporte a todos os aplicativos de desktop, com ambiente gráfico baseado em LXDE, IceWM e JWM.

SOHO: Uma versão para alta performance e computação científica, com desktop baseado em KDE 4 e aplicativos de desenvolvimento e de maior performance.

Para os fãs do Slackware, é uma boa pedida para começar o próximo semestre de sistema novo.

Happy Linuxing!


Referências:


[1] http://www.slackware.com/
[2] http://www.vectorlinux.com/
[3] http://vectorlinux.com/downloads


Nenhum comentário:

Postar um comentário