terça-feira, 6 de março de 2012

Windows 8 beta


... descendooo!

 Deve ser estratégia da Microsoft lançar um "bugado" entre as "distros" mais estáveis. Começou com o Millennium Edition, depois do 98 e antes do XP, depois o Vista, antes do Windows 7 e agora o Windows 8... Este bem-me-quer mal-me-quer já é clássico [1].

Observem que o Windows ME foi lançado porque o o XP não estava pronto. E o caso do Vista para o Windows 7 é o mesmo "lero"! Quem vai cair nessa de Windows 8?

Mas qual a vantagem de lançar um sistema buggy e atrasado? Bem, isto é uma estratégia para a paquidérmica Microsoft: fingir que está apresentando algo novo e pronto. Uma estratégia para fazer os tolos gastarem antes deles corrigirem os bugs e lançarem outra versão mais estável para estes mesmos tolos gastarem de novo. Lembram do caso de upgrade (service pack) do Vista que, na verdade, era um downgrade disfarçado para o XP? Foi vexaminoso. E os caras nem vermelho ficam... mas esta é a idéia!

Quando Bill Gates disse (na apresentação do Windows 95) que todo usuário Windows é um beta-tester da Microsoft. Escreveu: IDIOTA na testa dos consumidores tolos... e com letras garrafais!

Bem, tudo isto é parte da chamada "obsolescência programada" porque para rodar o Windows 8 precisamos de mais memória, mais capacidade de processamento... comprar computadores mais modernos, em suma!

Minha tentativa (frustrada) de instalá-lo no meu "velho" Toshiba (2 GB de RAM e 100 GB de disco, genuine intel dual core) mostra que é preciso muito mais que hardware para rodá-lo... é preciso dinheiro e tolice!

Ser obrigado a investir em novos computadores com hardware mais moderno, tendo ainda um com menos de 2 anos de uso é insano! Não sou contra ganhar dinheiro, aliás, citando meu amigo Jon "Maddog" Hall: "Free software stands for freedom, not for priceless"  (Jon, I don't remember if you told me that or did I read it. Maybe here  or at OpenBeach).

Até os asiáticos estão pedindo à Intel para abaixar os preços [2] ou será difícil desenvolver produtos competitivos no mercado com o Windows 8... não esqueçam: "o buguento Windows 8". Tudo bem... é beta! Mas procurem no Google pelos bugs e ficarão espantados de encontrar bugs na estrutura do sistema operacional... isto me assusta!

A apresentação do Windows 8, por Steven Sinofsky não me convence (no Youtube existem milhares de vídeos sobre o assunto). É sempre a mesma tentativa de mostrar particularidades que existem no Unix há tantos anos como se fosse a maior novidade tecnológica. "Fast and fluid" diz ele, mostrando vários aplicativos rodando ao mesmo tempo... Hallas! Pena que o grande número de usuários que não conhece Unix acha isto a maior loucura! Mas não tente copiar arquivos do Bluetooth e da rede ao mesmo tempo ou verás a lindíssima nova tela azul (Uiii! Ficou tão cute!).

Em sua apresentação [3] ele diz que o Windows 95 inciou uma "generational change" do sistema windows! Hum... com esta fritadeira de HD? Com aquele código do cmd.exe? (veja minha publicação sobre o Windows 7) Vai tentar enganar os trouxas, a mim não! Eu leio Assembly!

"Fast: vai ter um service pack logo!" and "Fluid: Como o dinheiro escorregará das mãos dos consumidores tolos".



Referências:

[1] Dvorak, J. C. "Will Windows 8 Be the Next Vista?", PC Magazine, march, 2012, http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2401064,00.asp?utm_medium=referral&utm_source=pulsenews em 04/03/2012.

[2] Bylund, A. "Intel Can't Topple Apple's Portable Stronghold", http://www.dailyfinance.com/2011/09/20/intel-cant-topple-apples-portable-stronghold/ em 06/03/2012.

[3] Reisinger, D. "What Microsoft wants you to think about the Windows 8 beta", http://reviews.cnet.com/8301-13970_7-57387487-78/what-microsoft-wants-you-to-think-about-the-windows-8-beta/ em 04/03/2012.

2 comentários:

  1. Usar Windows (sabendo que existe outros SOs) já é sinônimo de estupidez, agora usar (e pagar!) a versão buggy do mesmo é algo difícil de engolir.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com muita coisa, mas discordo do ponto em ter que ter um PC mais moderno pra rodar o novo sistema operacional. Sempre foi assim, e não só pra OS, mas pra jogos, programas, etc.
    O i3 foi fabricado a partir de 2008/2009. Poxa, são praticamente 4 anos, e isso na informática é muito tempo.
    No demais, é exatamente como disse, pagar num sistema beta é insano!

    ResponderExcluir