domingo, 27 de maio de 2012

Linux Mint 13



Sim, são muitos sabores de Linux e, agora, Linux com sabores... 

O universo de distribuições Linux é fascinante. Enquanto a MS fica patinando em seu velho DOS com caras novas (que chamam de "janelas"), as distros Linux são um avanço fantástico no paradigma de sistemas operacionais. It's just more fun!

Desde o início, quando Linus Torvalds lançou a idéia, o SO Linux só cresceu em número de distribuições. Aos que ainda confundem, Linux é o kernel do SO, as distros são SO + customizações (que palavra feia!).  Melhor dizendo, SO + pacotes personalizados de software.

No início tínhamos o Yggdrasil [1], Slackware [2], RedHat [3] e Caldera OpenLinux (originalmente Caldera Network Desktop) lançado por ex-funcionários da Novell e depois absorvida pela SCO. Hoje não tenho nem como começar a enumerar os diversos sabores de Linux. Mas este Linux com sabor, vale a pena comentar.



O Linux Mint versão 13 "Maia" [4] é um sistema operacional com kernel Linux para aqueles amantes do Gnome 2. Ele vem em duas edições, o MATE (para gaúchos) e o Cinamon (para mach... oooops... para nerds) não resisti à piada!

É um sistema gratuito com base no Debian Linux e Ubuntu da Canonical e oferece mais de 30.000 pacotes de software gratuitos. Se diz a versão mais utilizada do SO Linux, depois do Ubuntu.

O Mint MATE é uma distro baseada no ambiente gráfico MATE 1.2 que é uma versão expandida do Gnome2/GTK2 com todas as funcionalidades aperfeiçoadas. O Mint Cinamon é construído sobre o Gnome 3 com uma interface tradicional.

O Cinamon ainda não está totalmente estável e ainda não é compatível com todos os tipos de placas gráficas. Por isso, um sistema a ser usado por conta e risco de cada um. Ou seja, ainda para nerds.

O Linux Mint é uma distribuição de instalação bem fácil e amigável, qualquer usuário não terá problemas para instalá-la e ela já vem com diversos programas de desktop previamente instalados, por default.

Para quem quer um sistema operacional excepcional como o Linux e uma interface limpa e amigável, livre do Unit do Ubuntu e com um sabor de chimarrão com menta, esta é uma boa pedida.

Referências

[1] http://www.ibiblio.org/pub/historic-linux/distributions/yggdrasil/

[2] http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/

[3]  http://www.redhat.com/

[4] http://www.linuxmint.com/about.php

Um comentário:

  1. o Mint 13 está realmente muito bom! mas continuo com o bom e velho Slackware enfeitado com o KDE =]

    ResponderExcluir