segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PC-BSD 9.0


"... está para o FreeBSD como o Ubuntu está para o Debian" (Linux Today)




Recentemente, lendo a Linux Today tropecei no artigo da Linux User & Developer que aborda o PC-BSD [1]. Logo no início deste blog, eu já havia chamado a atenção dos leitores sobre o PC-BSD no meu primeiro artigo.

Na época o kernel do FreeBSD 9.0 ainda não era a distribuição STABLE e então comentei apenas en passant. Agora, com o kernel 9.0 "na rua" resolvi reinstalá-lo e testá-lo com mais detalhes. Foi uma semana bem agitada porque, como sempre, a instalação e teste de um novo sistema operacional toma o tempo da gente. A instalação em si foi muito tranquila e creio que qualquer usuário de PC ou Laptop com conhecimento mínimo pode instalá-lo sem problemas.

Feito o download do sistema [2], ele foi instalado em uma máquina virtual, como de costume, usando o VirtualBox da Oracle. Neste caso, foi usado o DVD de 32 bits, embora exista a opção de baixar o disco pronto do VirtualBox ou do VM Ware. A opção de baixar o DVD foi para poder instalar os fontes do kernel e o conjunto completo do ports. Mas, claro, tudo isto pode ser feito posteriormente, via cvsup.

A instalação de um BSD é sempre vista como coisa de nerd ou de hacker... não é bem assim e, hoje, é bem diferente de instalar um Linux Slackware ou mesmo o FreeBSD (que já melhorou muito no processo de instalação). Se nunca instalastes um BSD, sem problemas. A instalação do PC-BSD é gráfica, bem explicativa e fácil. No entanto, se precisar de ajuda, o PC-BSD tem um excelente manual de quase 300 páginas ou online.

Configuração da instalação de teste

Máquina virtual, 1 GB de RAM, 15 GB de disco, 32 MB de memória de vídeo, sistema de arquivo UFS. A opção pelo ZFS (veja meu post sobre o assunto) é recomendada apenas para um sistema de 64 bits e 4 GB de RAM.

Ambiente gráfico

Na instalação podes escolher o tipo de interface gráfica que preferes. Antigamente, as primeiras versões do PC-BSD ofereciam apenas o KDE como ambiente. Agora, podes escolher entre o GNOME 2, KDE 4.7, LXDE e XFCE ou todos.

A tela de login faz juz ao codinome do SO: ISOTOPE Edition e a princípio parece que vais entrar em um laboratório de química! Mas mesmo esta tela pode ser mudada depois

Ao logar, encontras 3 ícones no desktop: o AppCafe, PC-BSD Control Pannel e PC-BSD Handbook. O programa AppCafe é um instalador gráfico de programas baseado no formato PBI (Push Button Installer) mas é possível usar, também, o ports para compilar o software localmente, com especificidades do hardware usado. O AppCafe não é completo, ou seja, não lista todos os programas disponíveis para o PC-BSD mas todos os programas disponíveis para o FreeBSD podem ser instalados no PC-BSD, sem problemas via ports ou pkg_add.
AppCafe

O forte do PC-BSD é a documentação. Aliás, a documentação do FreeBSD também é bem completa (em vários níveis de abordagem). O PC-BSD tem um manual quase completo e bem organizado para dar suporte imediato ao usuário. Além disso Forum e Wikis são bem abundantes na web e o suporte é bem mais tranquilo, rápido e eficiente que o suporte de sistemas pagos.

Como o sistema FreeBSD prima pela segurança, o back-up é fundamental. Um aplicativo bem importante e interessante é o Life-Preserver que automatiza as cópias de segurança e pode sincronizar facilmente com um servidor tipo FreeNAS (veja meu post sobre o FreeNAS).

De modo geral, o PC_BSD deve agradar aos usuários de Linux ou oferecer uma boa alternativa aos usuários do Windows da MS que queiram usar o sistema operacional em que roda o MAC OS. A vantagem sobre o MAC OS é que não terás que pagar nada por isso.



Referências

[1] Koen Vervloesem "PC-BSD 9 review – to FreeBSD what Ubuntu is to Debian", http://www.linuxuser.co.uk/reviews/pc-bsd-9-review-to-freebsd-what-ubuntu-is-to-debian/ , fevereiro, 2012.

[2] http://www.pcbsd.org/

[3] Crédito das imagens: http://www.linuxuser.co.uk

3 comentários:

  1. O unico problema dele é que não instala em partições lógicas, só primarias, e pra quem está afim de testar antes de uma mudança radical ou precisa de um dual boot com Windows é um ponto contra. Mais é realmente muito interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, existe o arquivo USB live ou, se preferir, use uma máquina virtual. Tenho muito sistema rodando em máquina virtual para produção e desenvolvimento. Eu nunca aconselho boot dual... mesmo porque o cara quer ou não quer deixar o MSWindows! O problema do boot dual não é do PC-BSD... é do windows. Mas é possível sim.

      Excluir
  2. Ah alguns meses, troquei meu Fedora por esse PC-BSD 9 no notebook e estou amando! Tanto que vou mudar meu desktop (OpenSuse) também.

    ResponderExcluir