sábado, 19 de novembro de 2011

FreeNAS

... ou como computar nas nuvens!

Computação em nuvem é a atual febre. Agora a nuvem da internet assumiu seu formato definitivo... definitivo? Bem, pelo menos por ora. Por isso, escolhi o FreeNASTM [1] como tópico deste post.

O FreeNASTM é uma plataforma de storage aberta e gratuita. #ProntoFalei... e falei tudo. Somente isto é o suficiente para interessar a qualquer um que pretenda criar um repositório ou um serviço na nuvem. Mesmo que seja o próprio servidor de downloads ou um mediabox local.

O sistema é baseado no FreeBSD e tem suporte a sistemas de arquivos de várias plataformas, indo desde o Mac ao MSWindows e, ainda, o mais importante sobre ZFS (ver meu post sobre ZFS).

Agora vem o mais interessante. Tudo gerenciado via browser. Sim, uma interface web é utilizada para gerenciar o "FreeNAS box". Por meio dela, se pode ligar/desligar serviços, criar e agregar partições, gerenciar discos, criar/gerenciar máquinas virtuais e todo o tipo de administração que um servidor deste tipo necessita.

Requisitos de Hardware.

O FreeNAS 8.0.1 está disponível para arquiteturas 32 ou 64 bits. Como é baseado no FreeBSD 8.2 requer o mesmo tipo de hardware (http://www.freebsd.org/releases/8.2R/hardware.html). Entretanto, especificar o hardware para o FreeNASTM vai depender dos serviços que serão disponibilizados no box e o tipo de sistema de arquivos escolhidos. Por exemplo, menos de 6 GB de RAM é melhor usar UFS, pois o ZFS requer, no mínimo 6 GB. Além disso, existe uma relação para sistemas com mais de 6 TB de capacidade de disco. Para cada TB acima de 6 TB é necessário mais 1 GB de memória.

Mas nem tudo é tão gigantesco assim... Se pode instalar um sistema mais restrito com menos RAM e usar o UFS, sem problemas. Principalmente se a proposta for um servidor de mídias local.

Quanto a discos, o FreeNASTM suporta sistemas hot swap, Raid 0,1,5,6,10,60 além de Raid Z1 a Z3. (Veja os detalhes no manual)

Algumas facilidades interessantes do FreeNASTM:

1. suporte a AFP, CIFS, FTP, NFS, SSH, SFTP, e TFTP
2. suporte a exportação de arquivos e devices via iSCSI
3. suporte a UFS2 com gmirror, gstripe e graid3 e suporte a ZFS
4. suporte a LDAP para autenticação
5. notificação por email sobre controle de eventos LSI RAIS
6. configurações via interface gráfica (WEB)
7. especificação de múltiplos IPs por porta iSCSI
8. compatibilidade com Windows (samba) e OSX 10.7 (netatalk)

Nota: Conforme comentário, as opções de torrent e streaming de áudio e vídeo ainda não se encontram disponíveis para a versão 8.0.2 do FreeNAS. Para usar Bit Torrent, UPnP, iTunes/DAAP use o FreeNAS antigo. A equipe de desenvolvimento promete ainda implementar estas facilidades no FreeNAS 8.1 veja em: http://www.freenas.org/about/news/item/freenas-81-roadmap. No x.7 é fácil configurar. Vá em Serviços->UPnP e clique em habilitar (enable). Veja mais detalhes em http://www.homesystemintegration.com/2011/01/freenas-tutorial-part-4-upnp-streaming/.



Capturas de tela:

Tela de login:









Tela principal:

Tela de relatórios:

Configuração de Snapshot:

Processos (top):

Serviços:





[1] http://www.freenas.org/

Um comentário:

  1. Recebi por email uma pergunta de como setar o servidor de vídeos no FreeNAS. Bem, no FreeNAS 8.0.2 ainda não está disponível. Se for usar Bit Torrent, UPnP, iTunes/DAAP use o FreeNAS anterior. A equipe de desenvolvimento promete ainda implementar estas facilidades no FreeNAS 8.1
    (http://www.freenas.org/about/news/item/freenas-81-roadmap). No .7 é fácil configurar. Vá em Serviços->UPnP e clique em habilitar (mais detalhes em http://www.homesystemintegration.com/2011/01/freenas-tutorial-part-4-upnp-streaming/).

    Bom Proveito!
    Dovicchi

    ResponderExcluir