sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Linux 3.3



... mais um kernel?

Uma vez pronto o kernel 3.2 (ou pelo menos a versão estável), Torvalds anunciou a abertura do kernel 3.3 RC1. Começa, então, um novo ciclo de desenvolvimento. E nada como ter a coragem de "mergulhar" em 15.000.000 de linhas de código (marca que foi atingida pelo kernel 3.0).

O que esperar do novo kenel? Não muito! Mas, segundo o próprio Torvalds:

"Linux kernel 3.3 RC1 is composed of 20% arch updates (arm, x86, power, mips),  60% drivers (wireless networking, media, dri, staging, sound, removal of 'struct sysdev'), and 20% filesystems improvements, networking, perf, etc."

Os componentes de um kernel Linux são distribuídos conforme o gráfico da figura 1 e podemos notar que mais de 50% do kernel é dedicado aos drivers e quase 20% é código específico de arquiteturas.


Fig. 1 Representação gráfica do kernel Linux [1]


Vamos lá, o kernel 3.0 já tem um nível de complexidade muito grande e pode-se dizer que mais complexidade deve ser considerada como um ponto negativo. Desenvolver e manter um kernel de SO muito complexo não é uma tarefe fácil. Ainda mais coordenar um exército de programadores espalhados pelo mundo todo.

Uma das cláusulas pétreas do desenvolvimento de kernels é o mandamento: "não gerarás problemas que não existiam nos kernels anteriores". Sabemos que alguns SOs (não vou dizer quais) não seguem este mandamento, mas Linux e BSD são muito criteriosos com respeito a isto.

O kernel 3.3 não deve alterar este panorama mas deve, principalmente, incluir a tecnologia LPAE (Large Physical Address Extension) para a arquitetura ARM (32 bits v7) para o acesso a mais de 4 GB de memória. Além disso tem pela frente, uma boa briga! Manter a arquitetura ARM aberta, a despeito de todas as tentativas da Micro$oft tornar o processador bloqueado dependente para rodar apenas o Windows 8.0 em certos tablets.

Além disso, a fatia do bolo deve aumentar (pouco, mas deve) para suprir certos drivers específicos para Android em tabletes e celulares. Na área dos drivers já se fala em melhorar o suporte a HDMI nos drivers para processadores gráficos AMD e NVIDIA; e outros drivers gráficos.

Outras melhorias deve se dar no nível de sistemas de arquivos, com melhoras no ext4, RAID e NFS. Ainda no segmento "net" do kernel, muita coisa deve melhorar, levando-se em conta, também, que 2012 está sendo visto como o ano do IPv6.

Quando devemos ter o 3.3? Março ou abril... aguardem!


Referências:

[1] Fonte da imagem: http://www.h-online.com/open/features/Kernel-Log-15-000-000-lines-of-code-3-0-promoted-to-long-term-kernel-1408062.html?view=zoom;zoom=1


Outras referências:

Download Linux Kernel 3.3 RC1 Now
http://www.linuxtoday.com/infrastructure/2012012000839NWKNRL (20/01/2012).

What's Coming For The Linux 3.3 Kernel DRM Pull
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTAzNzc
(22/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário