quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Em 2012

muitas novidades neste início... novidades no final?

Para um fatídico ano de 2012 que, pelas profecias não deve terminar bem, pelo menos começa bem. Na área dos sistemas operacionais temos novo kernel do Linux e do FreeBSD, novos lançamentos das distros — Mint 12, Fedora 16, Ubuntu 12 e FreeBSD 9, para citar alguns. Eu diria que é uma porrada na Microsoft que anda patinando e só deve lançar o "Metro" (horrível, por sinal) no final do ano... tsc, tsc, tsc...

Das novidades em SO às novidades nas interfaces gráficas (GUI) só nos resta lamentar a guinada do GNOME e o aparecimento do UNITY — não colou. Para quem estava acostumado ao gnome tradicional ou um ambiente mais "clean", este novo paradigma é bem contraproducente. Ok, estou usando sim! Mas não posso dizer que a usabilidade, acessibilidade e ergonomia do Gnome 3 e do Unity sejam boas em um desktop com tela de 24 polegadas. Afinal, nem mesmo o Torvalds gostou. Quer ver? Então digita: "linus torvalds" "gnome 3" no Google (assim mesmo com as aspas) e verás!

Mas todos os Linux novos virão ou com o Gnome 3 ou com o Unity... não teremos outra opção? Então "morda a fronha", relaxe e goze! Mas, se quiser, instale o XFCE ou o LDXE. É de se lamentar pelo Gnome que nos acostumamos usar. No entanto o Mint 12 vem com o Gnome 2 feelings (http://www.linuxjournal.com/content/linux-mint-12-offers-traditional-gnome-feel) e o FreeBSD ainda vem com o Gnome 2.

Choramingos à parte, porque não experimentar outros ou configurar o Gnome 3 como o Gnome 2. Existem muitas receitas para isso, inclusive o Gnome-fallback, e não é difícil achar tudo isso no Google. Veja meu post sobre o assunto, siga as instruções e viva feliz.

Mas prevejo muitas novidades boas a caminho, tais como sistemas de arquivos mais seguros com maior disseminação do Zettabyte File Sistem ou ZFS e neste assunto, o Linux deve contornar o problema da incompatibilidade de licenças entre GPL e CDDL que rege o ZFS.  Outra novidade é  a implementação do NFS 4 que está mais light para a rede e melhor para se fazer backup. Além disso, antes que o mundo acabe, devemos ter a implantação definitiva do IPv6 — Linux e BSDs estão prontos, mas cadê?

No quesito "segurança" já temos o novo OpenSSH (em sua versão High Performance) e o novo maduro OpenSSL 1.0.0 (*BSD) e GnuTLS 3.0.11 (GPL). Também no campo dos compiladores temos novidades. Uma delas é a maior compatibilidade para a integração do llvm com o gcc (clang). Como diria o Meme: "...agora essa p*rr* ficou séria!"

Com tudo isso, teremos um ano bem agitado no mundo da TI e dos SOs e, pelo visto, terei muito assunto para este blog!

Que venha 2012... sobreviveremos a mais este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário