segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


O novo FreeBSD


... ou quando segurança e liberdade andam de mão dadas

Realmente, se tua palavra de ordem for "segurança" o SO de escolha tem que ser um BSD. Net, Open ou Free? Depende da tua paranóia! O FreeBSD sempre foi a minha escolha para servidores, plataforma de testes, administração de rede ou computação de alto desempenho. E nunca me decepcionou.

Ok, existem reclamações sobre demora de instalação, configuração (muitas vezes manual e na base do "vi") mas o resultado supera estes problemas. Afinal, o FreeBSD é um sistema amigável... o único problema é que ele é quem escolhe os amigos.

Mas chega de mimimi... afinal, a instalação do 9.0 foi um tiro: 15 minutos! A instalação foi em uma máquina virtual (VirtualBox) com 1MB de RAM e 15 GB de disco, rodando sobre Gnome 3/Ubuntu 11.10 em um HP Pavilion.

Contando o boot inicial de 1 minuto e 22 segundos, a instalação de base, kernel, doc, games, ports e src levou exatos 9 minutos. O restante já pode ser considerado configuração inicial (rede, nntp, sshd e serviços) depois disto aparece um display oferecendo a possibilidade de uma configuração extra, manual e mais fina. Mas isto pode ser feito depois e aos poucos, não é?

A interface de instalação é tipo ncurses mas bem fácil e intuitiva. Sem muitas complicações para o newbie. E aí vem o primeiro boot + 3 "enters" (sabem como é né?)... POW! 42 segundos... fiquei ali olhando achando que não era o FreeBSD que eu conhecia.

A primeira instalação feita foi o vim (o vi improved) que levou quase 45 minutos via rede (pkg_add -rvv vim) porque tinha instalar mais libs de curses e se pôs a instalar ruby, python, perl, x11 e suas dependências... assustador! Mas o procedimento foi tranquilo. Apesar de ter baixado o DVD completo, achei melhor instalar via rede para testar o desempenho em uma rede doméstica. Aí dá para entender porque a instalação do sistema é rápida. Mas melhorou muito em relação às versões anteriores.

Em seguida, o bash porque não vem instalado. O default é o sh, nu e cru. A instalação foi em segundos. Mas espere até ter que gerar o INDEX-9 do ports... meia hora! Claro que ainda tem muito o que fazer, principalmente se pretendes usá-lo como desktop.

Pessoalmente recomendo o FreeBSD como desktop para quem o usa para computação científica, adminstração de sistemas, redes etc. Caso contrário tem que ser muito nerd mesmo para usá-lo como SO do dia-a-dia. Se este for teu caso, e quiseres deixar tudo "redondinho" prepare-se para 2 ou 3 dias de compilação do Xorg, gnome ou KDE e todas as "perfumarias" do desktop gráfico... boa sorte!

A sério, sério mesmo, o FreeBSD faz juz ao seu padrinho Dennis Ritchie... um "monstro" da computação! Por falar nele, o SO vem com o gcc 4.2.1 e muitas outras novidades. Yesss... tem a máquina virtual de baixo nível para nós que gostamos de escovar bits. O LLVM é uma infraestrutura de compilador com um conceito de complilação projetado para certas otimizações efetivas por meio de um conjunto de instruções virtuais.

Ainda, outras novidades estão presentes nesta versão do FreeBSD. Uma das melhores é o ssh com High Performance (OpenSSH 5.8 hpn13v11) e o NFS versão 4 (man 4 nfsv4). Esta versão do NFS usa um único RPC que concatena as operações do FS, equivalentes aos vários RPCs da versão anterior. Além disso a manutenção dos arquivos de backup se dá de maneira diferente (veja a página do manual).

Por fim, o ZFS versão 5 e aplicativos como zetaback... são nossa alegria e tranquilidade. Um sistema seguro como o FreeBSD tinha que ter um sistema de segurança de arquivos assim. Afinal, como servidor o FreeBSD é imbatível. A instalação não é complicada e é de fácil operação e manutenção.

Quer mais? Vai lá instale e descubra as novidades. Mas não espere a amabilidade de um Linux. Pelo contrário, pense forte e prepare-se para uma "atitude", o Free é mesmo pra macho! Mas é "bão" o danado!

Um comentário:

  1. Destaque para a seguinte frase:
    "Afinal, o FreeBSD é um sistema amigável... o único problema é que ele é quem escolhe os amigos."
    :-)

    ResponderExcluir