segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fedora spins

... de assassino da microsoft a futuro da humanidade!

Não sou eu quem diz isto! Isto foi publicado em 1999 pelo Web Developers Journal E este era o "mot" do Caldera OpenLinux 2.2. Por esta época, dois SOs se preparavam se não para matar, pelo menos para incomodar o império de William Gates III. Eram eles: o Caldera OpenLinux e o RedHat. Às vésperas (sic) do novo Windows da Microsoft ( o tal de 8) que tem uma interface denominada "metro" lembrei-me da história. Curiosamente, o Caldera vinha com uma interface gráfica proprietária chamada "metro" baseada no MetroLink's Motif e no  Accelerated-X da Xi Graphics. Será esta a vingança "saramaligrina" do império? Argh!

O Caldera desapareceu depois da junção com a SCO e a briga judicial delas com a IBM... mas isto é outra estória da história [1]. A função acabou sobrando para a RedHat que logo entendeu que, se quisesse desbancar o "império",  precisava se firmar no mercado para desempenhar este papel. O SO da RedHat acabou se dividindo entre uma parte comercial e proprietária e uma parte subsidiada e patrocinada pela RH chamado de "Fedora".

Dentre as distribuições de Linux, o Fedora [2] sempre se impôs e vem mantendo a fama de uma distro confiável, estável e robusta, voltada para desktops. Usando um sistema de instalação e atualização baseada no RPM (RedHat Package Manager) é um sistema altamente configurável para a atividade de cada tipo de usuário. Hoje o Fedora pode ser instalado com Gnome 3 (Gnome-shell), KDE 4 (plasma) e, ainda, LXDE ou XFCE.

Mas o usuário já pode se despreocupar de ficar reconfigurando a cada reinstalação ou atualização de seu desktop. O Fedora lançou a idéia dos "Spins" (no sentido de torneado, adaptado, feito sob medida) [3].

Segundo a própria RH,

"As Spins do Fedora são versões alternativas do Fedora, adaptadas para vários tipos de usuários com coleções de aplicativos selecionados ou customizações." 

E tem mais... todos no formato de instalação ou "live" (tanto em CD como em pendrive com boot).

Algumas destas distros Fedora Spin contemplam as áreas de computação científica, robótica, design gráfico, games, administração de redes e segurança etc.; e ainda distros com ambientes gráficos específicos (KDE, LXDE, XFCE etc.).

Com o preço dos pendrives tão baixo alguém pode até dar-se o luxo de ter várias distros específicas para rodar no seu box, além claro de poder usá-las em virtualizações.

seja feliz, free, fedora ... be the force with you, Luke!

Referências:

[1] Wikipedia, "SCO vs IBM", http://en.wikipedia.org/wiki/SCO_v._IBM (acesso em 28/11/2011)

[2] Fedora: visão geral https://fedoraproject.org/wiki/Overview/pt-br (acesso em 28/11/2011)

[3] Fedora Spins: http://spins.fedoraproject.org/ (acesso em 28/11/2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário