segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Ubuntu

Vem cá meu lindo... não precisa chorar!

Como sempre, minha implicância com as distribuições Linux duram apenas alguns dias (veja meu post anterior sobre o Ubuntu). Claro que foi bom para testar outras distros e SOs — até mesmo me animou para escrever um pouco sobre isto. Entretanto, eu não resisto a testar coisas novas. Sim, sou volúvel, mesmo! Mas eu não podia aceitar uma distribuição que precisa de aplicativos para se poder configurar um ambiente. Que que é? Parece windows da microsoft!

Mas calma, nem tudo está perdido. É possível rodar o Gnome no Ubuntu 11.10 ou, pelo menos o Gnome 3. Acontece que o Unity roda sobre o Gnome 3 mas com extensões próprias. Até aí nada demais, mas para quem está acostumado com o ambiente em escala maior e usa um desktop com tela de 32 polegadas não se contenta com um Unity. Quer configurar cores, fontes, telas, e todos os adereços de "camarim-de-vedete" que se tem direito. É aí que o Unity falha. Mas afinal, ele é apenas um "skin" do Gnome 3.

Então, se você não gostou do Unity e quer o Gnome de volta... prepare-se!

O Ubuntu 11.10 com Gnome 3

Voce pode instalar o Gnome 3 via gerenciador de programas (veja em http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Gnome-Shell-e-Extensions-no-Ubuntu-1110/?pagina=1) ou se preferir, via terminal. Vamos lá:

1. Abra um terminal e digite:


sudo apt-get install gnome-shell                               
                                          



Passe a senha solicitada e deixe o gnome-shell ser instalado. Isto instalará os temas, menus, gconf etc..

2. Encerre a sessão do Unity e retorne para a tela de login.

3. Na tela de login, clique com o lado esquerdo do mouse sobre a engrenagem ao lado do nome do usuário. Selecione o 'Gnome' e faça o login.

Ei-lo! Este é o gnome-shell do Gnome 3.

Até mais limpo que o próprio Unity, não acha?

Sim, voce pode instalar extensões do gnome  aquelas que costumo chamar de "camarim-de-vedete" (para não dizer outra coisa) — via synaptic — e usar o gerenciador de configurações avançadas para habilitá-las. Veja, por exemplo, no forum do Ubuntued: o artigo http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&p=4313#p4313.

Escolha o Gnome clássico no login para obter a antiga aparência do Ubuntu de volta. O restante é só continuar usando o Ubuntu 11.10 como se fosse um 10.11. :)


E viva feliz com o Ubuntu... que seja eterno enquanto dure.

(fonte da imagem acima: Gnome 3. )

2 comentários:

  1. Acho importante ressaltar que entre 10 instalações do gnome-shell, 7 não funcionaram direito comigo, sempre há algum bug gráfico entre outro, isso quando o computador não trava ou renicia ao logar...
    Quando descobri isso achei que fosse a solução pro Ubuntu 11.10, do qual eu acreditei que fosse bom por algum tempo...
    Do meu ponto de vista hoje, o Ubuntu está virando um sistema da Microsoft. Lento, travando, cheio de bugs, e você não pode personalizar como quiser (isso foi um grande atrativo quando eu conheci Linux)...
    Só esta faltando a tela azul... provavelmente será implementada nas versões futuras...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, tens razão... mas os outros Linux que testei com Gnome 3 (Mint e Fedora) também travaram; então não é culpa do Ubuntu. Lembra-te do Gnome 2? No início é sempre assim. A grande diferença da Microsoft é que pagas pelas travadeiras... no linux é de graça :D.

    Tenho a impressão que o gtk 3 está muito bugado ainda, tanto que no FreeBSD ainda não compilae não está nem no ports. Mesmo o plasma do KDE 4 não está lá muito estável.

    Assim, melhor ficar com o gnome 2 por enquanto!

    ResponderExcluir