segunda-feira, 7 de novembro de 2011

 Solaris 11 da Oracle
"If your choice is virtualization and cloud computing you must install Oracle's Solaris 11"

É verdade. Mas daí a ter tudo rodando na ponta dos dedos, vai uma légua de caminhada. Mas nada é tão complicado. Primeiro, a instalação é bem fácil e para ser mais rápido para baixar e instalar, o Solaris 11 Text Install (Express) pode ser uma boa.

Como tudo nesta vida tem seus truques, aqui vão algumas dicas e idéias pois poucos conhecem o SunOS/Solaris. Podemos começar com a instalação. São, basicamente 2 tipos de plataformas: para Sparc e para x86. Quanto a isso, depende do hardware onde o Solaris vai rodar, por exemplo, nas sparcs a lista é grande e quase todas suportam o Solaris (Sparc I, II, IIe, ultraspac III, IIIi, III+ etc.). Assim, é só escolher o arquivo correto de imagem de instalação.

Testei dois tipos de instalação: o primeiro na SunBlade 20'02 que é uma UltraSparc III+; e o segundo em uma máquina virtual (VirtualBox) em plataforma x86. Não há diferença na instalação, apenas o passo 2 para a instalação na UltraSparc é que difere pois o boot pelo cdrom tem que ser especificado no post da máquina. No x86 se configura o boot na BIOS ou por interrupção (esc/função).

Instalação na UltraSparc III+

Passo 1: Ligar e inserir o DVD.

Passo 2: No início do "post" apertar "stop+A" num teclado Sun (em um teclado convencional use "ctrl-A-Break") que aparecerá o sinal de prompt do post:


      Ok? _                                


digite, então, "boot cdrom" para dar o boot no sistema:

      Ok? boot cdrom                       
 
Passo 3: Faça as escolhas de linguagem, teclado, partição (ou disco) e preceda a instalação que não requer muita intervenção. É praticamente automática.

Passo 4: Remova a mídia de instalação e reboot.

A primeira decepção: Modo TEXTO ??!?!? o.O

Sim, modo texto. Esta instalação "express" é modo texto e não instala os componentes gráficos. No início tentei acessar como "root":

WTF!!! o root não loga? O.O !!!

Tudo bem, é uma questão de segurança. É só logar com o usuário criado na instalação e fazer um "su" para root... Beleza:

Instalei o X, o gdm, habilitei o gdm e ... nada! Pois bem, vasculhando na net descobri uma referência de como fazer para o gdm ficar como login default e repasso aqui para os que quiserem se aventurar neste mundo futuro.

Fonte: https://blogs.oracle.com/stw/entry/getting_gdm_to_work_on

Passo 5: Instale o slim_install como root, ou seja,

      fulano@solaris># pkg install slim_install   

Serão instalados quase 400 pacotes (X, gnome, gdm e todas as dependências e softwares básicos).

Passo 6: Defina o GDM como default e reboot.

      fulano@solaris># svcadm enable gdm         
      fulano@solaris># reboot                    

Aí, então, espere para ficar de queixo caído!


Passo 7: login, abra um terminal e exclua o pacote "slim_install".


      fulano@solaris># pkg uninstall slim_install  


Vai desinstalar apenas um pacote (o slim_install).

Voilá... está pronto para começar a explorar o novo solaris e configurar o necessário, principalmente para cloud computing. Não será difícil achar o caminho para instalar e remover software e administrar o sistema e sistemas hospedeiros. Bom trabalho!

Instalação em uma plataforma x86

O processo é o mesmo. No meu caso criei uma máquina virtual em um HP pavillion, instalei usando o mesmo procedimento da Sparc (passo 3 a passo 7).

Algumas imagens para passar mel na boca dos leitores:









Nenhum comentário:

Postar um comentário